Transposição Paradidática

TRANSPOSIÇÃO PARADIDÁTICA

Continuidade. Este artigo é uma continuidade do artigo “Transposição Didática“. Se você não leu ainda o artigo anterior, clique aqui para ler.

Holofilosofia. Os princípios científicos do paradigma consciencial são mais complexos, pois a Filosofia Teática da Conscienciologia, ou seja, a Holofilosofia, transcende a intrafisicalidade.

Parapedagogia. A educação conscienciológica é aquela educação própria do paradigma consciencial, ou seja, organizada sobre seus pilares essenciais: Princípio da Descrença (PD); Holossomática; Multiexistencialidade; Universalismo; Cosmoética; Interassistencialidade e o Laboratório Consciencial (labcon).

Intermissiologia. A Parapedagogia em sua essência é uma filosofia educacional com práticas aplicadas nos Cursos Intermissivos (CIs) com técnicas paradidáticas transcendentes naturais à estas parainstituições.

ICs. Na intrafisicalidade, a Parapedagogia é a especialidade da Conscienciologia que estuda a filosofia da educação e a pedagogia utilizando recursos extrafísicos ou parapsíquicos. É a filosofia educacional aplicada nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).

Definição. Em seu artigo Contrapontos entre Didática e Paradidática, Tathiana Mota (2010, p. 490) define a Paradidática como sendo a “subdisciplina da Parapedagogia que estuda o conjunto de técnicas, métodos e abordagens cosmoéticas de ensino multidimensionais, intra, inter e extraconscienciais, com o objetivo de potencializar a recuperação de cons e promover a reeducação consciencial”.

Reestudo. As transformações adaptativas dos saberes, estudadas pela transposição didática, podem ser estudadas e perspectivadas sob o enfoque do Paradigma Consciencial. Para isso propomos o termo transposição paradidática, definido a seguir.

Definição. A transposição paradidática é o processo de transformações adaptativas complexas do conhecimento paracientífico desde a sua concepção até sua apropriação pela conscin semperaprendente, considerando as variáveis intrafísicas e extrafísicas intervenientes nestas transformações.

Parepistemologia. Assim como na transposição didática, o saber a ensinar e o saber ensinado podem definir um novo nicho epistemológico, o mesmo pode ocorrer no contexto da transposição paradidática, porém agora, sujeito às variáveis parapsíquicas da Parepistemologia.

Autopesquisologia. Para compreender melhor este novo nicho epistemológico, vale considerar, sob a ótica da Parapercepciologia, 3 fontes básicas do conhecimento humano a partir da Parepistemologia (VIEIRA, 2008, v. Parepistemologia):

1. Extrafisicalidade: a captação da ideia original, neoconstructo ou neoverpon da Central Extrafísica da Verdade (CEV).

2. Intraconsciencialidade: a recuperação de cons (neossinapses) e o acesso aos conhecimentos angariados em retrovidas humanas (ideias inatas).

3. Interconsciencialidade: a inspiração, intuição ou assistência de função dos amparadores extrafísicos (Interassistenciologia, Tenepessologia, Ofiexologia).

Fazer parapedagógico. As três categorias acima exemplificam ocorrências parafenomênicas possíveis na etapa do fazer parapedagógico, na qual o professor de Conscienciologia atua em conjunto com a equipe extrafísica objetivando interassistencialidade multidimensional durante a aula.

Complexidade. O fazer parapedagógico é a etapa do ciclo de qualificação parapedagógica natural à transposição paradidática. Tal condição atribui maior complexidade parepistemológica ao fenômeno. Aprendizado: saber ler. Megaprendizado: saber escutar. Superaprendizado: saber paraperceber (Vieira, 2014).

~~~ * ~~~

A Reaprendentia é uma organização sem fins de lucro com base no voluntariado. Oferecemos informações, cursos e oficinas para promover experiências pessoais com bioenergias, dimensões extrafísicas e autoconhecimento através da aprendizagem em um contexto de múltiplas vidas. Atividades são organizadas regularmente em Foz do Iguaçu, PR, Blumenau, SC e São Paulo, SP.

Assine o nosso newsletter e mantenha-se informado sobre eventos em outras cidades do Brasil e da publicação de novos artigos nesse site.

 

    Facebook
    Twitter
    LinkedIn
    Pinterest

    Serenologia

    O Homo sapiens serenissimus é a consciência, homem ou mulher,...